AVALIAÇÃO (PROVA) DE PORTUGUÊS 1º BIMESTRE 5º ANO - INTERPRETAÇÃO E GÊNERO TEXTUAL, ARTIGOS,MAS OU MAIS, GÊNERO DO SUBSTANTIVO, TIPOS DE FRASES, ORTOGRAFIA.


Os materiais são de uso exclusivo para sala de aula, NÃO COPIE e COLE em seu blog ou site.
   LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO  E RESPONDA AS QUESTÃO CORRESPONDENTES 

Os lobos e os cordeiros
Alguns lobos espertos queriam surpreender um rebanho de cordeiros inocentes. Como não  podiam pegá-los, porque havia cães ferozes tomando conta deles, viram que seria preciso usar uma artimanha para fazer isso.
E, tendo enviado representantes deles aos cordeiros, diziam que os cães eram os culpados de sua inimizade e que, se eles lhes entregassem os cães, haveria paz entre os lobos e os cordeiros. Os cordeiros, sem imaginar o que lhes iria acontecer, enviaram seus melhores representantes e entregaram os cães aos lobos, que, desse modo, facilmente acabaram com o rebanho, que ficara sem guarda.




Questão 1. Os lobos não conseguiam apanhar os cordeiros porque eles:
a.     (     ) viviam muito longe.
b.     (     ) eram guardados por cães.
c.     (     ) não sabiam o que ia acontecer.
d.     (     ) não tinham representantes.

Questão 2.  Podemos classificar este texto como:
a.     (     ) uma fábula
b.     (     ) uma história em quadrinhos
c.     (     ) um texto argumentativo
d.     (     ) um poema humorístico

Questão 3. Quanto à linguagem do texto, afirmar que o texto é:
a.     (     ) não verbal
b.     (     ) verbal
c.     (     ) extra verbal
d.     (     ) misto verbal

Questão 4. Após a análise do texto, podemos concluir que a decisão tomada pelos cordeiros:
a.     (     ) prejudicou o rebanho dos lobos
b.     (     ) prejudicou o rebanho dos cães e cordeiros
c.     (     ) prejudicou os cordeiros
d.     (     ) prejudicou os cães

––––   CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL  ––––––

Questão 5.No trecho: “...queriam surpreender um rebanho de cordeiros inocentes”. O termo destacado trata-se de:

a.     (     ) Artigo definido, masculino, singular
b.    
(     ) Artigo indefinido, masculino, plural
c.     (     ) Artigo definido, feminino, singular
d.     (    ) Artigo indefinido, masculino, singular
Questão 6.Os cordeiros, sem imaginar o que lhes iria acontecer...” Neste trecho os termos grifados são respectivamente:

a.     (     ) Artigo definido, masculino, plural – artigo indefinido, masculino, plural

b.     (     ) Artigo indefinido, masculino, singular – Artigo definido, feminino, singular

c.     (     )  Artigo definido, masculino, plural – Artigo definido, masculino, singular

d.     (     )  Os dois são artigos indefinidos, masculinos, plural

Questão 7. Complete com o que se pede:

a) Vou comprar ____ carro novo. (artigos indefinido no singular)
b) Vou comprar ____ carro novo. (artigo definido no singular)
c) Buscarei _____ frutas para fazer vitamina. (artigo indefinido no plural)
d) Vi quando ____ pessoa passou por aqui e ela estava feliz. (artigo definido no singular)
e) Comprarei ____ fruta para dar à criança. (artigo definido no singular)

A opção correta é:

a)    (   ) um,o,umas, a, a.
b)    (   ) o, um, umas, a, a.
c)    (   ) a,a, umas,um,o.

Questão 8. Observe as palavras em destaque nas falas da Mônica transcritas a seguir:
“Sete e sete são quatorze, com MAIS sete vinte e um...”
“ Tenho sete namorados, MAS não gosto de nenhum!”
Assinale a alternativa que relaciona os termos grifados do forma correta:
a. (   ) Na primeira frase o termo grifado está relacionado a quantidade (contrário de menos) . Na segunda frase, o termo pode ser substituído pela palavra “porém”.
b. (   ) Nas duas frases, os termos podem ser substituídos pela palavra “porém”.
c. (   ) Na primeira frase o termo grifado pode ser substituído pela palavra “porém”. Já na segunda frase, está relacionado a quantidade (contrário de menos) .
 d. (   ) Em ambas as  frases os termos grifados estão relacionados a quantidade (contrário de menos) .

Questão 9.  O texto a seguir pode ser classificado da seguinte forma:


a. (    ) Anúncio com linguagem extra verbal, com a função de instruir a população quanto aos cuidados a fim de evitar a dengue.
b. (    ) Narrativo com linguagem verbal, contando o surgimento da dengue.
c. (    ) História em quadrinhos ilustrando meios de evitar a dengue.
d. (    ) Anúncio com o objetivo de alertar a população quanto aos cuidados com a febre amarela.

Questão 10. No trecho “Uma tampinha pode ser a causa de sua morte”, temos dois artigos que são respectivamente classificados como:
a. (    ) artigo definido feminino no plural/ artigo definido no feminino no singular.
b. (    ) artigo definido masculino no plural/ artigo indefinido no feminino e singular.

c. (   ) artigo indefinido masculino no plural/ artigo definido masculino no singular
d.( ) artigo indefinido feminino no singular/artigo definido feminino no singular.


Questão 11. Observe os substantivos destacados e marque, na ordem, a opção correta de acordo com o gênero.

“A águia voou alto e viu a criança que ia ao dentista.”

a. (    ) epiceno, comum de dois gêneros, sobrecomum.
b. (    ) epiceno, sobrecomum, comum de dois gêneros.
c. (    ) comum de dois gêneros, epiceno e sobrecomum.
d. (    ) sobrecomum, comum de dois gêneros e epiceno.

Questão 12. Leia as frases e classifique o substantivo de acordo com o gênero e número. Depois escolha a alternativa correta de acordo com as opções assinaladas.

Os pássaros foram soltos.
O pardal fugiu.
Aquela moça é bonita.
Elas seguiram pelas escadas.

a. (    ) femin/sing; femin/plural; masc./sing.; masc/plural.
b. (    ) masc/sing; masc/plural; femin/sing; femin/plural.
c.( ) masc/plural; masc/singular; femin/singular; femin/plural.
d. (    ) nenhuma das alternativas.




Questão 13. Identifique as frases abaixo:
(Afirmativa, imperativa, negativa, exclamativa, interrogativa).


a.  Traga-me um café. __________________________________________

b.  Você viu meu secador de cabelo?__________________________________

c. Mas que dia quente!___________________________________

d. Não entre na água agora.____________________________________

e. O pássaro viu-se com as asas presas à árvore.__________________________________


Assinale a resposta correta de acordo com o que você anotou acima:

a. (   ) negativa, interrogativa, exclamativa, imperativa, afirmativa.

b.( ) imperativa, interrogativa, exclamativa, negativa, afirmativa.

c. (    ) afirmativa, interrogativa, negativa, exclamativa, imperativa
d.( ) imperativa, exclamativa, interrogativa,


Questão 14. Todas as frases estão pontuadas corretamente, exceto (menos):

a. (    )  Você não entendeu?
b. (    )  Como você está Cristóvão!
c. (    )  Perguntou-lhe animado:  - Como vai você?
d. (    ) É uma delícia esse bolo!


Questão 15.  Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:

a. (    ) palhaço, caçar, cabeçalho, situação. b. (    ) assado, cassar, palhaço, situassão.
c.( ) palhassada, cabessalho, caçada, palhaço.
d. (   ) paçado, passoca, paceio, passarinho.

Questão 16. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente:

 a. (   )  Estremo -  Êxito - Picicóloga
 b. (   )  Exibir – Exemplar – Exercísio
 c. (   )  Pesquisar – Excluir – Executar

 a. (   )  Pesquizar – Exausto – Exato 

Comentários